No mercado temos várias opções de equipamentos para quem utiliza fogo direto, por isso estamos aqui para auxiliar no dimensionamento do seu equipamento, trazendo assim maior aproveitamento e economia nas Brassagens.
Caulim são largamente utilizados e muito comuns, porém deve-se tomar cuidado com a distribuição deles no fogareiro, caso os caulins estejam muito proximos um do outro, isso pode ocasionar caramelização dos grãos.
Caga-Fogo são encontrados em diversos tamanhos, tanto para equipamentos de 40 Litros até equipamentos de 200 Litros. Deve-se tomar cuidado com a litragem mínima, por exemplo, um Caga-Fogo modelo Dragon pode ser utilizado em equipamentos de 130 Litros a 200 Litros, caso você utilize em equipamentos menores, você terá uma perda de rendimento.
Distância entre fogareiro e panela deve variar conforme o equipamento utilizado, mas normalmente deve ter no mínimo 15 centímetros (6 polegadas) pois assim o calor emitido pela chama se concentra mais na panela e diminui as perdas para o ambiente.
A Válvula Mash é uma ótima ferramenta para auxiliar o cervejeiro na questão referente ao rendimento no equipamento, a seguir vamos mostrar como você pode melhorar suas Brassagens.
Veja se o fogareiro é adequado ao volume
Estre gráfico ajuda a entender se seu modelo de Caga-Fogo é adequado ao volume de produção.
Iniciando os testes.
para o primeiro teste é aconselhado a utilização de somente água (sem adicionar grãos).
Vá em Receitas e crie uma Receita Teste com as seguintes rampas:
Rampa 1 -> 40°C e 20 minutos.
Rampa 2 -> 50°C e 20 minutos.
Após isso, carregue a receita e inicie a Mosturação.
Elevação de temperatura.
Verificando no gráfico é possível entender que a temperatura real está acima do esperado. A elevação de temperatura pode ocorrer por alguns motivos:
Fogo baixo mal regulado. A regulagem do fogo Baixo pode estar interferindo no processo de manutenção de temperatura, para isso basta você diminuir a intensidade do fogo sem que o mesmo se apague. Caso tenha feito a regulagem correta, siga o próximo passo.
Altura entre Fogareiro e Panela. Como anteriormente citado alguns equipamento podem estar superdimensionado para o volume da panela. Para resolver basta aumentar a distancia adicionando de 3 a 5 centímetros entre os mesmos e refazer o teste, e assim consecutivamente até que os gráficos coincidam.
Elevação lenta de temperatura.
Esse caso é comum de acontecer em situações onde o Fogo Alto está com pouca potência ou então o sensor de temperatura está mal posicionado.
A solução simples é aumentar a potência do Fogo Alto (cuidado isso pode caramelizar o grão das Brassagens) ou então mudar a posição do sensor dentro da panela, de modo que a aquisição de temperatura se torne mais efetiva.
Variação nas leituras
Alguns gráficos podem apresentar fortes oscilações na leitura do sensor.
Essa é uma característica de falta de homogeneidade na panela e para resolver basta adicionar Reirculação ou Agitação ao equipamento.
Gráfico esperado.
Este é um exemplo de equipamento bem configirado, nele a linha vermelha segue o esperado.
Caso seu equipamento esteja mostrando este gráfico ao final do teste, parabéns seu equipamento está devidamente regulado e pronto para Brassagem.
Anterior
Próximo
Rampas de Mash In.
Aconselhamos em todas receitas realizar a criação de uma Rampas Mash In, basicamente é uma rampa de 0 minutos com cerca de 3~5°C acima da primeira rampa, ela ajuda quando realizamos o tombamento do malte a não perder tempo e a manter uma temperatura mais estabilizada.
Ao chegar o aviso de “Atenção: hora de adicionar o Malte!” você adiciona o Malte, e clique em NEXT assim a rampa iniciará com uma temperatura estabilizada.
Anterior
Próximo
Menu de Informações.
Ao clicar no ícone I no canto superior da tela, você terá diversas informações úteis como.
Variação de temperatura (graus Celsius por minuto)
Potência do fogareiro.
Qualidade do sinal Bluetooth.
Tempo restante do processo (minutos)
Potência do Fogo Baixo e Fogo Alto.
Baixe agora mesmo em sua loja de aplicativos totalmente Grátis